quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Lomo Saltado



Além do cebiche uns dos pratos que mais gosta quando tenho convidados em casa é o Lomo Saltado. Seu nome peculiar se origina no uso de uma carne tipo "lombo", ou seja fina, sem gordura e macia que tem que ser preparada ao estilo chinese, dando pulos na frigideira, dai que pulo em espanhol é salto e por isso saltado ("saltear la carne"). E por falar em chineses, esse prato originou-se nos primeiros botecos que os imigrantes chineses abriram em Lima. Sua preparação e a presença do molho shoyu evidenciam a mestiçagem culinária.
Eu faço tudo ao cálculo mas para quem se animar a prepara-la, colocarei algumas quantidades.
Ingredientes:
1 kilo de file mignon
1/2 kilo de batatas para fritar
4 tomates
3 cebolas roxas
1 xicara de vinagre branco
4 colheres de molho shoyu
5 dentes de alhos
3 galhos de salsa
1/2 xicara de azeite
2 pimentas amarelas peruanas
Sal e pimenta do reino
Preparação:
Corte o file mignon em iscas pequenas, mais ou menos de 5cmx1.5cm, não precisa ser exato, tempere com sal e pimenta do reino. "Saltear" a carne no azeite e misturar com o vinagre até que fique dourada, acrescentar a cebola roxa cortada em tiras grossas, os tomates também grossos. As cebolas e os tomates não podem ficar completamente cozidos, eles vão ao fogo para pegar o sabor do tempero mas não para se amolecer. Antes de desilgar o fogão, acrescente o molho shoyu e fique un par de minutos mexendo. Desligue e coloque as batatas fritas, misture, logo espalhe a salsa picadinha. Quem tiver a pimenta amarela peruana pode coloca-la antes de desligar o fogo ou como decoração do prato. Se serve com arroz branco. E...... se atrevem?????!!!!!!

9 comentários:

Susana Gomes disse...

Karina, vom conhecer o teu blog.
E adorei!

Não conheço a culinária do Peru, então vou ficar atenta.
Este lomo parece uma delícia, o vinagre deve sar um sabor todo especila.
:)
Beijinhos.

Halrrik disse...

hola que tal es bueno conocer una compatriota en tierras cariocas (ando por salvador-bahia)

La comida es una delicia y una de las principales cosas que se añora de la patria madre, pero bueno.

Una pregunta haz intentado hacer aji de gallina?

Karina Perú disse...

Hola Halrrik,
Claro que ya prepare el aji de gallina, es el plato preferido de mi hija mayor. Cuando tengo visitas lo preparo con poco aji, si no lo hago con todo el derecho que los peruanos tenemos de comer aji.
Gracias por visitar mi blog!
Karina.

Sol Córdova disse...

Olá, Karina! Estava procurando uma receita de lomo saltado. Já a fiz há algum tempo, mas não me lembrava de tudo. Adoro a culinária peruana. Meu paizinho era peruano de Arequipa. Sempre faço aji de galinha e arroz com pojo. Vou fazer lomo saltado neste sábado. É muito gostoso. Vlw pela receita.

Bjkas

Karina Perú disse...

Olá Sol, fico contente com sua visita ao meu blog, o lomo saltado é um prato facil de preparar e é gostoso. Quando já esta quase pronto coloque umas gotas de molho shoyu, não esqueça, bjs!!!

Flavia Herrera disse...

Vou preparar para meu marido peruano.

Flavia Herrera disse...

Vou preparar para meu marido peruano.

Karina Perú disse...

Flavia, faça sim e depois me conta, bj!

Unknown disse...

Eu já tive o privilégio de comer esse delicioso prsto no Peru mesmo!! Irei tentar fazer para minha família 😉